A boa semente

Posted: sábado, 27 de março de 2010 by Caio Hayashida in Marcadores: ,
0

"Se as crenças que herdamos de  nossos pais e que foram-nos pela tradição não foram fundamentadas numa abaladora e transformadora experiência de Jesus como Cristo o abismo entre nossas declarações de crença
e nossas experiência de fé se amplia e nosso testemunho de nada vale.o Evangelho não irá persuadir ninguém a não ser que nos tenha convencido de que somos transformados por ele." Porque é tão distante o que cremos do que vivemos? Porque nossas crenças nos distanciam tanto da Cruz e do verdadeiro evangelho?

O evangelho legalista, moralista e perfeccionista nos é transmitido como regulamentos, códigos éticos e outras coisas mais e não como uma caso de amor do criador com a criação ( "Porque Deus amou o  mundo de tal maneira que deu seu único filho...").

Dando um pulo pro evangelho de Mateus capítulo 13, Jesus dá quatro tipos de terra onde a semente é lançada.
1ª - A que a semente nem entra na terra.
2ª - A que não tinha raiz
3ª - A que a tinha espinhos
4ª - e a era boa.

Todas essas coisas nós ouvimos muito. A primeira é o Diabo que arranca a semente, a segunda a superficialidade de entendimento, a terceira é aquela que se deixa ser abafada pelo mundo e a última é a terra livre de todas essas coisas onde a semente dá fruto.
Mas, e a semente lançada? Muitas vezes alteramos o teor dessa semente. Lançamos verdades diferentes, alteramos A semente por uma parecida. Pelo menos aos nossos olhos.
O evangelho de Jesus é um evangelho de graça,amor e salvação. Qualquer palavra de condenação não é bem vinda no mundo da graça de Deus onde reina o amor e só um é Juiz.
Qualquer semente que não seja a do amor de Deus a todos, sem exceção, manifesto na vida, obra e morte de Jesus não é a semente do Evangelho. Qualquer semente que não seja uma boa notícia para o mundo, não é a boa semente. Não devemos pregar que o inferno está chegando e junto a condenação de todo o mundo, mas sim que a salvação máxima de toda a humanidade já aconteceu a quase dois milênios e a maioria das pessoas ainda não viu.
Aquele que é semeado com boa semente, é uma boa terra (terra que aceita a semente) e tem quem cuide dessa árvore vai dar muitos frutos e mais que isso: nesses frutos haverá muitas boas sementes!

Minha verdade é Cristo, e a sua?

Posted: by Caio Hayashida in Marcadores: ,
0

por Ana Caroline Campagnolo

“A maneira como vemos o mundo pode mudar o mundo.” (COLSON, Charles. PEARCEY, Nancy)
Podemos chamar de ‘cosmovisão’ a visão geral que temos de todo o Universo, Matéria e Energia, ou seja, envolve também a maneira como respondemos as seguintes perguntas: Quem sou eu? De onde vim? O que há de errado com o mundo? O que fazer para consertá-lo? Para onde vou?
É possível trabalhar também, com outras sete questões: (1) O que é realmente verdadeiro? (2) Qual é a natureza da realidade externa, isto é, do mundo ao nosso redor? (3) O que é um ser humano? (4) O que acontece quando uma pessoa morre? (5) Por que é possível conhecer alguma coisa? (6) Como sabemos o que é certo e errado? (7) Qual o significado da história humana?
Você já parou para pensar que cosmovisão tem guiado seus pensamentos e servido de base para as opiniões que tem sobre todos os assuntos? A cosmovisão é como uma lente através da qual vemos o mundo e tudo que nele há. É o conjunto que forma e é formado pelos nossos princípios, crenças e esperanças.
Teologia e filosofia são campos especializados na investigação da cosmovisão. Ambas precisam que tenhamos uma quantidade mínima de inteligência, conhecimento e instrução para serem sadiamente estudadas, ou seja, são ciências melhores manuseadas por seus especialistas. Isto não é dizer que o leigo inteligente não possa abordá-las; mas sim, que os leigos têm uma desvantagem maior. Isso ocorre com todas as ciências. Em todos os campos há homens e mulheres profissionais e especializados, o mesmo ocorre na Teologia e filosofia.
Porém a cosmovisão é um assunto totalmente diferente. Você não necessita de títulos ou habilidades especiais para ter uma perspectiva na vida. Sabedoria bíblica ou sã doutrina não aumentam com o avanço do treinamento teológico. Se aumentasse, os profetas e apóstolos, para não mencionar o próprio Jesus, teriam sido totalmente deficientes comparados com os brilhantes e jovens teólogos de hoje que acabam de sair de uma faculdade. Brilhantismo acadêmico é algo totalmente diferente de sabedoria e de senso comum - e uma cosmovisão é uma questão de sabedoria e senso comum, seja bíblico ou não.
Nossa cosmovisão é formada pela educação que recebemos em casa, na escola e nas universidades, pela cultura dos locais em que vivemos, e pelo que aprendemos lendo ou ouvindo, e até mesmo experimentando. Sabemos, que o que sabemos, não é de fato criação de nossas mentes solitárias, mas sim um conjunto do que aprendemos de outros, e no caso de alguns de nós, soma-se à revelação do Espírito Santo. Aqueles à quem o Espírito Santo ensinou, estão em vantagem comparado àqueles que supostamente aprenderam sozinhos o que sabem em relação à sua cosmovisão. Venha de onde vier, sua visão do mundo e da verdade influenciam sua vida.
Como cristãos, a nossa cosmovisão deve ser bíblica e centrada na certeza de verdades absolutas. Infelizmente, na época em que vivemos, o pós-modernismo tem trazido consigo idéias que tendem a nos fazer repudiar as possibilidades de um conhecimento sólido e seguro da verdade.
Antigamente, os filósofos da Grécia Antiga admitiam a validade da verdade e do conhecimento. Cerca de 500 a.C. começaram a pressupor que para se descrever a verdade e o conhecimento era preciso explicações naturalistas. Pelo menos, o alvo da filosofia humana costumava ser uma verdade sem Deus, ainda assim buscava-se a verdade. Hoje, vemos espalhar-se uma noção de Deus sem a verdade, ou seja, um deus subjetivo que você cria, e servirá somente à você como sua ‘espiritualidade pessoal’. O propósito é esquecer-se do conhecimento seguro. Parece que a preocupação em desbancar Deus deu lugar à desbancada da verdade.
Sobre essa nova época de engano, John MacArthur afirma:
“Até o fascínio que a religião do modernista tinha pela alta crítica deu lugar à espiritualidade abstrata.[...] A incerteza é a nova verdade. A dúvida e o ceticismo foram canonizados como uma forma de humildade. O certo e o errado foram redefinidos em termos de sentimentos subjetivos e de perspectivas pessoais. O objetivo do pós modernismo é a desconstrução sistemática de qualquer reivindicação da verdade. As ferramentas principais que estão sendo utilizadas para realizar isso são: o relativismo, o subjetivismo, a negação de todo dogma, a dissecação e o aniquilamento de toda definição clara, o questionamento implacável a todo axioma , e exaltação indevida do mistério e do paradoxo, e exagero deliberado de toda ambigüidade e, acima de tudo, o cultivo da incerteza de tudo.”
O pensamento atual é que, só porque não podemos saber nada com perfeição, não podemos saber nada com qualquer grau de certeza. Porém, o fato de não termos um conhecimento pleno à respeito de uma disciplina, não significa que tudo que sabemos é incerto. Você pode não conhecer tudo sobre física quântica, mas isso não lhe impedirá de somar com perfeição dois mais dois.
Você poderá mudar de opinião a respeito de alguns assuntos a medida que amplia seus conhecimentos, o que ocorre com mais facilidade quando se trabalha com ciências sociais ou humanas. Mas no caso da matemática, por exemplo, sua opinião não importa muito quando a verdade inalterável é que se eu somar mais duas laranjas ao cesto onde haviam outras duas, no final terei o dobro de laranjas, quatro.
Sendo assim, o fato de não conhecermos tudo não significa que somos incapazes de conhecer em parte. Nós, que queremos contar com o vantajoso auxílio do Espírito Santo na formação de nossa cosmovisão e sabedoria, não podemos nos deixar enganar pelo relativismo, pois assim estaríamos comprometendo nossa moralidade e esperança. “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.” II João 7-11.

John Piper - Pecado Sexual

Posted: quinta-feira, 4 de março de 2010 by Caio Hayashida in Marcadores:
0

Fato é que esse é um pecado que aflige boa parte, pra não dizer todos os jovens de hoje. Somente fingem não ser atingidos por eles e continuam a viver suas vidas "normalmente" pelo fato de não terem coragem de enfrentar, "talvez" devido ao constrangimento que é gerado e o despreparo dos lideres para agirem em situações assim. Essa foi a palavra mais reveladora sobre o assunto que eu já vi: 




Todos juntos por você

Posted: terça-feira, 2 de março de 2010 by Caio Hayashida in Marcadores: ,
0

Como músico há pouca coisa que eu gosto de ouvir de âmbito nacional. Mas há uma banda que seria impossível falar de música nacional de qualidade sem citá-la. Lucas Souza Banda tem revolucionado o gospel nacional com letras e musicas incríveis. E de forma surpreendente, no mês de outubro do ano passado, ele divulgou um projeto em seu blog de escrever uma música juntamente com seus seguidores. (O blog deve ter recebido frases aos montes, segundo ele foram quase 300 frases ).


http://lucassouza.wordpress.com/2009/10/29/todos-juntos-por-voce-versao-final/


A música com no mínimo onze autores será tema do novo CD da banda intitulado TODOS JUNTOS POR VOCÊ. A gravação será nos dias 15 e 16 de Abril no Espírito Santo. E o melhor, entrada franca!